É o órgão de administração e coordenação da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS), encarregado de planejar e executar todas as atividades substantivas do organismo. Atualmente, Álvaro Velarca Hernandez atua como Secretário Geral da CISS.
No desempenho de sua função, o Secretário Geral não faz parte de nenhum dos órgãos colegiados da Conferência; no entanto, as normas dispõem que o Secretário Geral possa participar com exercício do direito de voz nas sessões da Assembleia Geral, do Comitê Permanente e da Junta Diretiva do Centro Interamericano de Estudos de Seguridade Social (CIESS). Além disso, o Secretário Geral funciona como secretário nas sessões da Assembleia Geral e do Comitê Permanente.
As funções do Secretariado Geral são de particular importância para o funcionamento da Conferência, uma vez que coordena e gere os esforços e recursos necessários para cumprir o mandato do organismo internacional na sua totalidade.
Entre as funções mais relevantes do Secretariado Geral estão:
- Assegurar o cumprimento das obrigações, disposições, funções e actividades previstas no Estatuto, nos regulamentos, no Acordo Sede ou em qualquer acordo a determinar pela Presidência da CISS.
- Facilitar a cooperação e prestar assistência técnica aos membros da CISS em matéria de seguridade social.
- Elaborar e divulgar informações atuais e relevantes que reflitam o estado da seguridade social na América Latina e no Caribe.
- Gerir as finanças da CISS e elaborar seu projecto de orçamento anual.
- Elaborar os projectos de regulamento relativos às funções a seu cargo e submetê-los à apreciação do Comitê Permanente.
- Submeter à Assembleia Geral o balanço anual e a conta de receitas e despesas.
- Solicitar e receber as candidaturas para a eleição das autoridades da Conferência, e apresentar à Assembleia Geral um relatório indicando se as candidaturas cumprem os requisitos estabelecidos na convocatória.
Para o melhor desempenho de suas atividades, a Secretaria Geral organiza seu trabalho através de uma Chefia de Gabinete, uma Direção Executiva de Administração e Finanças, e uma Direção Executiva de Vinculação e Cooperação.