banner-350-12e1

Para todos aqueles que fazem parte da família CISS

Este ano representou para a CISS um período emblemático de renovação e ratificação de compromissos. Comemoramos os nossos 80 anos com um retorno ao trabalho presencial que resultou em atividades estatutárias em nossa sede: a celebração da XXX Assembleia Geral com a eleição de autoridades para o triênio 2023-2025 e a aprovação de reformas estruturais no Estatuto e Regulamentos da CISS em matéria de austeridade e racionalidade nas despesas, transparência, compras e aquisições, entre outros. Assim, como há 80 anos, tivemos a enorme alegria de dialogar e fortalecer os laços de cooperação entre os nossos países.

O ano de 2022 também foi um ano de crescimento: em apenas um ano filiámos 11 instituições, número nunca antes alcançado. Assim, o quadro associativo totaliza hoje 87 entidades, um máximo histórico. Acolhemos três instituições mexicanas: ao  Centro Nacional de Formação Profissional e Liderança de Trabalhadoras Domésticas A.C., ao Instituto de Segurança Social para os Trabalhadores do Estado de Chiapas e ao Instituto de Segurança e Serviços Sociais dos Trabalhadores do Estado de Nuevo León; da Costa Rica: ao Sindicato Nacional  dos Médicos Especialistas; da Colômbia: à Positiva Companhia de Seguros S.A. e ao Instituto Latino-Americano de Direito do Trabalho e Seguridade Social; do Equador ao Instituto de Previdência Social da Polícia Nacional; da Guatemala à Associação de Trabalhadores Domésticos e da Maquila, e do Peru, à Previdência Social de Saúde. Em breve, da Costa Rica, será formalizada a filiação da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Domésticos e, da República Dominicana, da Direção Geral de Aposentadorias e Pensões.

Multiplicaram-se as pesquisas em resposta aos temas e preocupações do continente: a universalização do acesso à seguridade social; políticas de trabalho e cuidado; gestão de riscos de desastres socioambientais; trabalho atuarial para o fortalecimento e sustentabilidade financeira dos sistemas de seguridade social; sistemas de informação previdenciária e a disseminação da cultura previdenciária desde a infância são algumas das linhas abordadas em 2022. Isso resultou em 22 fóruns organizados pela Secretaria-Geral e a participação em mais vinte eventos relacionados a esses temas. Por sua vez, o Centro Interamericano de Estudos de Seguridade Social (CIESS) realizou um total de 46 atividades acadêmicas, entre cursos, diplomas e seminários, sendo a maior oferta de toda a sua história, treinando 2.971 pessoas, outro recorde histórico. Em relação à produção editorial, o ano fechou com 19 publicações já disponíveis em nosso site.

Merecem destaque dois eventos que alcançaram participações inéditas: o 1º Congresso Internacional de atualização do atendimento do IMSS às pessoas vivendo com HIV, com um total de 3.000 inscrições, e o 2º Congresso Internacional de Saúde Mental, com 17.000 pessoas inscritas. Ambos organizados pelo IMSS em aliança com a CISS, refletindo uma colaboração cada vez mais estreita entre ambas as instituições e uma preocupação comum de avançar no exercício do direito à segurança social sem estigma, nem discriminação, e a importância da saúde mental, particularmente no pós- contexto da pandemia.

Em todas estas questões, a CISS tem subscrito as propostas e anseios dos nossos países para o bem-estar estabelecidos desde a sua origem, que o tornam um ponto de encontro para a discussão de ideias, projetos, políticas e pesquisas, o que lhe permite não só partilhar e trocar experiências entre as suas instituições, mas para gestar dentro de suas portas a reprodução das melhores práticas e dos projetos de seguridade social mais ambiciosos e benéficos para o nosso continente.

Os últimos anos colocaram à prova a resiliência e resistência dos sistemas de segurança social em todo o planeta e a humanidade verificou, mais uma vez, que o princípio da solidariedade e da soma de esforços é o caminho certo. Receba nosso agradecimento por ter feito parte dessas conquistas.

Cordialmente,

Alvaro Velarca Hernández

Secretário-Geral

Conferência Interamericana de Seguridade Social

Ir al contenido