O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem tido a característica de gerar vantagens econômicas e sociais, além de aumentar os riscos trabalhistas e de direitos. Entre os impactos do desenvolvimento tecnológico no trabalho estão:
Automação/Inteligência Artificial Substituem Pessoas por Computadores/Robôs/Algoritmos
Digitalização permite trabalho remoto
Plataformas digitais tornam mais eficiente a ligação entre oferta e procura de bens e serviços
Essas mudanças têm o potencial de orientar o trabalho para atividades de maior valor agregado, aumentando a produção e a distribuição de bens e serviços. No entanto, também aceleraram algumas tendências que comprometem as condições de trabalho de quem trabalha em setores ligados a essas mudanças tecnológicas, tais como:
Deslocamento da força de trabalho com baixos níveis de formação formal com consequente baixa reinserção no mercado de trabalho ou reintegração em piores condições
Ocultação de relações de trabalho subordinadas com consequência da exclusão da seguridade social
Diante dessas situações, esta seção do Observatório analisa os desafios gerados pelas novas formas de trabalho para o pleno exercício do direito humano à seguridade social. Além disso, busca identificar e promover os modelos mais pertinentes para a regulação dessas atividades, de modo a contribuir para a formulação de regulamentações e políticas que garantam os direitos das pessoas empregadas no setor.
Por enquanto, estas publicações estão apenas em espanhol
Neste observatório você encontrará dados, pesquisas e eventos que o CISS tem realizado para essas populações.