Portal integrado de datos

Observatório da Universalização da Seguridade Social: Pessoas LGBTIQ+

Em todo o mundo, pessoas com orientação sexual ou identidade de gênero não normativa enfrentam múltiplas discriminações e violências que limitam o exercício de seus direitos humanos. Isso acontece por meio de disposições explícitas e, na maioria das vezes, por meio de procedimentos e práticas que invisibilizam essas populações e, portanto, as excluem. 

Historicamente, os sistemas de seguridade social contribuíram para a normalização da exclusão, pois foram fundados com o objetivo de proteger um modelo de família heterossexual, biparental, no qual os homens eram obrigados a desempenhar o papel de provedores por meio de sua participação no mercado de trabalho, enquanto as mulheres eram responsáveis pelo trabalho doméstico e de cuidado não remunerado. Por exemplo, devido à falta de reconhecimento legal de casais do mesmo sexo/sexo, o acesso aos benefícios de sobrevivência foi impedido. 

Dada a disponibilidade limitada de estudos que analisem esses problemas nas Américas, esta seção do Observatório terá como objetivo identificar as disposições regulatórias e práticas administrativas que limitam o acesso à seguridade social para pessoas com SOGI não normativas. Este site está em construção e em breve apresentará materiais de interesse no assunto, como publicações e links para material audiovisual. 

En esta sección del Observatorio se acompaña material que analiza los desafíos que enfrentan las personas jornaleras para acceder a la seguridad social. En ellos, se busca identificar y promover los modelos más pertinentes para la regulación de estas actividades, de tal manera que se contribuya a la formulación de alternativas regulatorias y de política pública para promover y garantizar los derechos laborales y humanos de las personas ocupadas en el sector.



Publicaciones

El trabajo jornalero agrícola: sus condiciones de precariedad en México y experiencias en la región latinoamericana para mejorar su acceso a la seguridad social

Autor: Joel Flores

Descripción: La presente investigación examina los problemas para acceder a la seguridad social que enfrentan las personas trabajadoras jornaleras agrícolas, uno de los sectores más desprotegidos y precarizados de la sociedad mexicana.

Videos

Neste observatório você encontrará dados, pesquisas e eventos que o CISS tem realizado para essas populações.

Saiba mais clicando em qualquer um deles.